Postado em:

18 de outubro de 2017

Postado por:

Henrique

10 erros para quem usa unhas de gel não cometer

As unhas de gel são poderosas aliadas no dia a dia, dura mais, tem um brilho deslumbrante e possibilita uma série de decorações de nail arts lindas. Apesar de todas as vantagens, algumas recomendações devem ser seguidas a risca para que a saúde de e beleza de suas unhas não se tornem um problema.

 unhas-gel

Muitas pessoas desconhecem os riscos que as unhas de gel podem render caso não haja os cuidados adequados na hora da aplicação e remoção do produto. Dermatologistas recebem regularmente em seus consultórios pessoas com fungos e infecções nas unhas, em casos mais extremos, até mesmo tumores.

Porém, não há razões para pânico, mesmo que isso aconteça, existem soluções e precauções. Nesse post, separamos os 10 erros mais comuns cometidos por quem usa unhas de gel, caso se identifique com algum, é uma excelente oportunidade para corrigir.

 

1. Falta de hidratação

 

A hidratação é muito importante para suas unhas e mantê-las saudáveis, a hidratação deve ser feita antes da aplicação das unhas de gel, entre as aplicações e depois.

 Há uma grande variedade de cremes nutritivos para unhas no mercado, cremes com vitamina C e a base de óleo de coco, damasco ou abacate são uma ótima opção.

 

2. Não proteger as unhas com base

 

Há quem acredite que não seja necessário aplicar base antes de aplicar as unhas gel, isso é uma péssima ideia. Suas unhas possuem óleos naturais que impedem a aderência do gel, sem selar com base antes da aplicação, o processo será mais desgastante.

 Base-unha

 

3. Cortar cutículas sem usar emolientes

 

Curiosamente, o hábito de cortar as cutículas só acontece no Brasil, em outros lugares do mundo, cortar a cutícula é impensável, isso porque a cutícula é a ultima linha de defesa da unha, sem elas, a probabilidade de bactérias entrarem na unha aumenta consideravelmente, é como deixar um corte aberto nos dedos.

O ideal é no máximo empurrá-las utilizando um emoliente para unhas, se você tem o hábito de cortar as cutículas, deve utilizar o emoliente também, ele possui propriedades antissépticas que ajudam na proteção de suas unhas.

emoliente-unha

 

4. Não lavar os equipamentos corretamente

 

Muita gente dá sorte ao azar por considerar a manicure apenas como estética, não seja uma dessas pessoas, a saúde das unhas é muito importante, uma complicação nelas significa uma complicação na saúde, quem já teve algum problema na unha sabe o tamanho da dor e do desconforto, e muitas vezes, o tratamento pode ser demorado.

 

Antes de fazer as unhas de gel, lave todos os equipamentos e instrumentos com sabão antibacteriano e álcool hospitalar. Não coloque seus equipamentos em sacolas ou ziplocks, isso fará com que as bactérias se reproduzam mais rápido.

 

5. Não escolher os produtos corretos

 

Não confunda unhas de gel com acrílico ou porcelana, são materiais e processos bem diferentes e com produtos específicos.

 

6. Escolher produtos baratos e duvidosos

 

Na hora de escolher os produtos, cuidado, verifique se na fórmula há o chamado trio tóxico (ftalato de dibutilo, tolueno e formaldeído), se eles estiverem na fórmula, abandone a compra, são produtos cancerígenos e vão debilitar a saúde de suas unhas.

 

7. Agitar o recipiente do gel

 

Agitar o recipiente do gel criará bolhas dentro dele e dificultará a aplicação nas unhas, para preparar para o uso, role o frasco nas mãos. Lembre-se, gel de unhas não são como esmaltes, os cuidados na hora de utilizar devem ser diferenciados.

 

8. Não remover os excessos antes da exposição aos raios UV

 

Após a exposição do gel aos raios UV, a fixação é bem forte, então, se você não remover os excessos antes da exposição será bem trabalhoso depois retirar os excessos.

 É um erro comum, por isso, não esqueça de remover os excessos antes, eles saem com bastente facilidade, utilize acetona para facilitar ainda mais. Falando em raios UV, cuidado ao se expor a eles, se puder, troque por luz de Led.

 

9. Misturar gel de diferentes marcas

 

Péssima ideia. Cada gel tem um fórmula única e foi projetado para agir de uma forma específica, preparações, revestimentos, capas de base, todas são únicas, misturá-las pode alterar o resultado, e mais, tornar a remoção um grande problema.

 

10. Remover de maneira incorreta

 

Por último mas não menos importante, na verdade, o mais importante, não descasque sua aplicação, isso pode te gerar um enorme e doloroso problema. Quando descascado, a água infiltra nas unhas podendo abrigar bactérias e criar fungos.

 Outro problema é que ao remover de maneira incorreta, camadas de sua unha natural podem sair junto, ou seja, ao remover inadequadamente sua aplicação, você corre o risco de conseguir um dano que levará cerca de 6 meses para recuperar.

 

Com essas dicas, você manterá a beleza e elegância sem deixar de lado a saúde de suas unhas. Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar!unhas-cuidados

Posts Relacionados