Postado em:

13 de abril de 2017

Postado por:

Cutelaria do Isaías

Dicas de como usar o secador de cabelos!

Toda mulher que gosta de se cuidar tem o hábito de usar o secador de cabelo com frequência. Mas também, toda mulher que gosta de se cuidar já ouviu falar que o uso abusivo deste aparelho pode ser prejudicial aos fios. Será verdade ou mito?

 

A resposta fica entre as duas opções. Sim, é verdade que sem cuidados ou habilidades o cabelo pode ser danificado durante o processo de secagem. Mas, ao mesmo tempo, qualquer problema pode ser evitado desde que o secador seja empregado com as devidas precauções. Além disso, dificilmente o cabelo sofrerá um dano permanente, já que hoje encontramos no mercado diversos tipos de produtos que podem ser aplicados para contornar problemas como fios fracos e quebradiços ou cabelos ressecados.

O Couro Cabeludo

O maior dos problemas, na verdade, não é com o cabelo em si, mas com a saúde de seu couro cabeludo. É imprescindível que você mantenha uma distância segura entre o aparelho e a cabeça, para que o ar quente não cause uma queimadura. 20 centímetros é o ideal! Outro truque é não permanecer com aparelho estático em direção a uma única mexa por mais de três segundos.

Além disso, secador muito quente aumenta a incidência de seborreia, atribuindo uma aparência nada bonita ao seu visual. A consequência das altas temperaturas é a diminuição da oleosidade natural dos cabelos. Sendo assim, a capa protetora dos fios é atingida e a produção das glândulas sebáceas é estimulada. Busque hidratar seus cabelos pelo menos uma vez a cada quinze dias, priorizando o uso de produtos com queratina e proteínas a base de óleos de manteiga de karité.

Tipos de Secadores

É necessário saber escolher um bom secador no momento de comprá-lo. Existem vários tipos, com qualidades diferentes. Por exemplo, há alguns com jatos de ar frio, que fecham as escamas dos fios e dão mais brilho, evitando o ressecamento. Há também outros com raio infravermelho, uma radiação eletromagnética que promete penetrar nos fios e deixá-los brilhosos e hidratados. E aqueles com led, uma luz azul com ação bactericida, conferindo maior maciez aos cabelos.

Hoje em dia temos aparelhos modernizados que são ionizados. Isto significa que colaboram para que não haja exposição demasiada ao calor. Mas, independentemente do modelo escolhido, nunca segure seu secador pelo fio, sempre pelo cabo! Assim possíveis acidentes graves serão evitados e você ainda estará estendendo a vida útil de seu aparelho. Quando for enrolar o fio para guardar, dê voltas grandes, para não danificá-lo.

Os Diferentes Bicos

Os bicos podem ser ótimos aliados para a finalização de seu look. O bico largo espalha o ar quente facilitando o alisamento no momento da escovação. Já o bico pequeno, por concentrar o jato de ar, é ideal para modelar a franja ou o topete.

Para cabelos ondulados, a melhor opção é o difusor de ar, que ajuda a distribuir o calor por igual e de forma segura, além de garantir durabilidade e naturalidade ao seu visual. E para cabelos crespos ou cacheados, a aposta é o difusor universal, que garante um look muito natural.

Tome alguns cuidados antes de fazer brushing (escovação). Utilize produtos específicos, como cremes sem enxágue ou com efeitos termo ativadores para proteger os fios da alta temperatura. Jamais inicie sua escova com os cabelos molhados, mas sim úmidos! Fios molhados são mais frágeis por já se encontrarem com as escamas abertas. Além disso, a tração excessiva pode provocar a ruptura dos fios.

Viu como o secador não é o grande vilão da história? Mas, para mantê-lo sempre em bom funcionamento, lembre-se de limpá-lo. Basta afastar a grade traseira e retirar o excesso de pó com o auxílio de uma flanela. Assim, ele nunca para de funcionar e você permanece sempre linda!

Posts Relacionados