Postado em:

8 de abril de 2016

Postado por:

Henrique

O que é cauterização capilar?

A variedade de tratamentos para os cabelos é cada vez maior nos salões de beleza país a fora. Uma delas é a cauterização e você a conhecerá detalhadamente agora, sabendo se é indicado para o seu cabelo, quais são os produtos utilizados, qual o objetivo do tratamento e outras informações relevantes.

Cauterização

A primeira coisa a se saber é: mesmo que você não realize nenhum procedimento químico nos cabelos, não use secador, chapinha ou babyliss, ele está exposto a danos todos os dias. A exposição ao sol, às partículas poluentes do ar, contato com o cloro utilizado em piscinas ou no tratamento da água que é distribuída publicamente e outros fatores degradam os fios.

Essa degradação pouco a pouco vai fazendo com que o cabelo perca queratina, que é a principal proteína que compõe os fios. Ela é responsável por formar uma espécie de película que protege as madeixas, fazendo com que elas fiquem mais brilhantes e com maior elasticidade. Conforme o cabelo perde queratina, vai ficando mais poroso, opaco, fraco e quebradiço.

A principal função da cauterização é repor a queratina dos fios, além de vitaminas e outras substâncias que são perdidas. O processo é indicado especialmente para quem fez algum procedimento químico (como tintura, progressiva ou descoloração, por exemplo) e está com os cabelos ressecados, pontas duplas e outros danos.

Cauterização

A cauterização é um tratamento mais potente do que a hidratação e ao realizar a reposição de queratina, a fibra capilar é recuperada e os poros dos fios são preenchidos, para que ele não perca mais proteínas e vitaminas, pelo menos por um tempo. Por isso, ela é também chamada de plástica capilar.

Além de recuperar a fibra capilar deixando os cabelos protegidos, a cauterização tem como benefícios o brilho e maciez dos cabelos, além da selagem das escamas (que acaba com as temidas pontas duplas).

Joico K-Pak Revitaluxe Máscara Tratamento Restaurador 150ml

Joico K-Pak Revitaluxe Máscara Tratamento Restaurador 150ml

Nos salões, normalmente o procedimento é feito da seguinte maneira: depois de lavar e retirar o excesso de água é aplicado um creme restaurador à base de colágeno no cabelo, que depois é retirado e dá lugar a um composto de queratina. Após isso, cada mecha é secada com o secador e recebe a ação da chapinha, para que a proteína penetre melhor nos fios. A finalização costuma ser feita com um óleo de silicone.

Yenzah Save Queratina Líquida- Cauterização

Yenzah Save Queratina Líquida

Esse tratamento pode ser feito em todos os tipos de cabelos. No entanto, é imprescindível que uma avaliação seja feita anteriormente por um profissional. Se os fios realmente não estiverem danificados, a cauterização poderá provocar o efeito contrário ao esperado: deixar os cabelos pesados e enrijecidos pelo excesso de queratina. Essa proteína deve estar na medida certa para que as madeixas fiquem saudáveis e bonitas.

Lola Açaí Oil Óleo Hidratante - Cauterização

Lola Açaí Oil Óleo Hidratante

Embora algumas marcas vendam produtos para cauterização diretamente ao consumidor, a melhor alternativa de obter um bom resultado é deixando o trabalho para um profissional. Os salões contam com produtos de alta qualidade e dominam as técnicas necessárias para que a cauterização seja um sucesso, deixando o cabelo saudável e ainda mais bonito!

Deixe o seu comentário sobre o post, sugestões, compartilhe e confira mais dicas aqui!

 

Confira também:

Posts Relacionados